-
Arquitetos: Balaio Arquitetura
- Área: 94 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Camila Alba
-
Fabricantes: Estar Móveis, Estúdio Bola, Marcenaria Baraúna, REKA, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Nord traz a jovialidade de traços e materiais contemporâneos com uma paleta que mescla madeiras claras e escuras, além de texturas de cor quente, como um convidativo a se compartilhar - e preservar - boas lembranças a quem utiliza os espaços de encontro que esse projeto proporciona.
A planta original do apartamento é modulada por um eixo central que separa a área social da área íntima. Aproveitamos essa linha para potencializar a maior medida do apartamento, criando um painel de madeira que parte da porta de acesso do apartamento até a sala de jantar, antiga varanda que se integrou à área interna da residência. O painel se subdivide em dois blocos de madeira, que substituem as alvenarias, onde ficam localizados o escritório e a suíte principal. O volume é reforçado pelo piso que, na área social é claro e uniforme, e na área íntima recebe revestimento em taco, quente como os blocos de madeira formados pelo painel. O desenho do painel serve de guia para a ocupação de armários, ampliando assim a área útil do quarto e escritório.
A continuidade desse eixo longitudinal fica por conta da cortina que traz privacidade à fachada principal do apartamento, desdobrando-se de forma suave pelas suas quinas arredondadas. A cortina permite, de maneira bastante controlada, que a luz transpasse e imprima a tonalidade do tecido na área interna do apartamento, reforçando os tons quentes que a luz assume neste projeto.
Uma das principais composições quanto a materialidade do apartamento se dá pelo uso de diferentes madeiras, tanto na marcenaria quanto na escolha do mobiliário solto. Isso se evidencia na ilha da cozinha, com corpo arredondado em madeira Nogueira, mais escura e desenhada que a folha de Carvalho Americano, especificada para o painel. A Nogueira se repete no mobiliário oposto, a mesa de jantar que assume também a função de refeição. A bancada curva da cozinha permite uma circulação mais fluida e menos demarcada, função já muito bem executada pelo eixo central do apartamento, além de possibilitar um espaço para refeições rápidas ou conversas não tão rápidas assim!
Este equilíbrio entre uma planta racional, com grandes alinhamentos, eixos bem definidos, e a presença de linhas sinuosas e curvas delicadas tem sido muito explorado dentro dos projetos do Balaio, assim como o contraste entre tonalidades, que fazem saltar texturas e materiais naturais. O contraste também se mostra na temporalidade do desenho, que mescla clássicos do design brasileiro, com Sérgio Rodrigues e Lina Bo Bardi, a marcas atuais e já significativas no mercado.
Entre os dois blocos que compõem o painel de madeira Carvalho Americano encontram-se os acessos para a suíte, escritório e banheiro social. A modulação bastante presente nos traços desse projeto se evidenciam nas linhas e materiais da suíte, onde o ritmo do guarda-roupas, lado oposto do painel da área social, se encontra ao ritmo das chapas de madeira de demolição da cabeceira da cama, também em composição a paginação do piso taco de madeira, feita de forma regular, sem amarrações.
Os banheiros trabalham o antagonismo em sua materialidade, ambos majoritariamente monolíticos, onde o social traz revestimentos em porcelanato técnico preto tanto no piso quanto nas paredes e a cuba é esculpida em granito São Gabriel e o banheiro da suíte segue com porcelanato técnico com fundo bege, próximo a pedra escolhida para esculpir a pia, em Itaúnas, abraçada pelo gabinete de marcenaria que, como um foco de cor, que traz a tonalidade de vermelho para a composição.